A estrutura curricular do CPGEO proporciona o desenvolvimento técnico-científico adequado às linhas de pesquisa além de garantir uma sólida formação didático-pedagógica e científica. É organizada de maneira a garantir oportunidade de aprendizagem ampla, incluindo conteúdos de formação da base científica (Metodologia da Pesquisa), formação pedagógica (Iniciação à Docência), bem como conhecimentos específicos relacionados à AC e às duas LP.
Conta com 17 disciplinas e a atividade de Trabalho de Conclusão de Mestrado distribuídas em três núcleos: Comum, Específico e Complementar. O Núcleo Comum é composto por disciplinas obrigatórias que tem como foco o estudo do método científico, da ética em pesquisa e do desfecho maior e foco do Curso, que é a Ocupação, Participação e Inclusão. O Núcleo Específico é composto pelas disciplinas optativas que possuem relações com as linhas de pesquisa do Curso, possibilitando ao discente aprofundar conhecimentos específicos em sua área de interesse. O Núcleo Complementar é composto pelas disciplinas 'Tópicos Especiais', que tem como objetivo a análise e aprofundamento de temas atuais e relevantes ao estudo da Ocupação, Participação e Inclusão, bem como a disciplina de 'Estágio em Docência' e a atividade 'Trabalho de Conclusão de Mestrado'. Estas disciplinas oferecem flexibilidade e o contato com as questões atuais e inovadoras de forma sistemática agregando valor à formação sobre a temática.
Adicionalmente, os alunos do CPGEO têm a oportunidade de cursar disciplinas ofertadas por outros PPGs, incrementando a formação transdisciplinar. O CPGEO considera a realização de atividades complementares, tais como participação em evento científico com apresentação de trabalho, participação em defesas de PPGs que tenham interface com a área de concentração do Curso e publicações, para integralização de créditos (no máximo 03 créditos) correspondentes as disciplinas do núcleo específico ou núcleo complementar.
O quadro abaixo resume as principais características das disciplinas ofertadas.
Código da disciplina |
Nome da disciplina |
Carga Horária |
Créditos |
Ementa |
---|---|---|---|---|
DTO837 |
Estudos da Ocupação, Participação e Inclusão |
45 |
03 |
Apresentar os conceitos sobre estudos da ocupação que se relacionem com as duas linhas de pesquisa deste programa pós-graduação. Conceitos de ocupação e os fatores intrínsecos e extrínsecos no envolvimento do indivíduo em papéis ocupacionais. Conceitos de ocupação e as dimensões socioeconômica e relacional, os impactos nas oportunidades ocupacionais em diferentes contextos sócio culturais, econômicos e históricos. Relação entre ocupação, participação e inclusão. |
DTO838 |
Metodologia da Pesquisa |
60 |
04 |
Estudo do processo que caracteriza uma investigação científica. Discutem-se as características teórico-metodológicas para o desenvolvimento de pesquisas, bem como os tipos de investigação mais comuns na área da saúde e no campo social. Espera-se, por meio do conteúdo desta disciplina, que o aluno possa elaborar um trabalho científico com todos os seus componentes e ainda ser capaz de realizar uma leitura crítica de artigos científicos no que concerne aos seus aspectos metodológicos. |
DTO839 |
Estágio em Docência Observação: Disciplina obrigatória para mestrandos bolsistas, optativa para os demais alunos |
60 |
04 |
Aspectos teóricos e práticos das técnicas de ensino sob orientação/tutoria docente. Preparação do discente voltado para planejamento de disciplinas de graduação e experiência com os processos pedagógicos de ensinoaprendizagem. Aulas teórico-práticas sobre temas da área de conhecimento. |
DTO840 |
Seminários de Dissertação |
30 |
02 |
Desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de construção de um tema e problema de pesquisa. Apresentação individual e discussão dos projetos de dissertação. Acompanhamento e socialização dos processos de investigação científica desenvolvidos no CPGEO e seus diferentes tipos de delineamentos. |
Código da disciplina |
Nome da disciplina |
Carga Horária |
Créditos |
Ementa |
---|---|---|---|---|
DTO841 |
Modelos de Funcionalidade |
45 |
03 |
Analisar, em uma perspectiva histórica, os modelos teóricos utilizados para compreensão do conceito de funcionalidade. Discute criticamente o conceito de funcionalidade humana, de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), da Organização Mundial de Saúde. Utilização da estrutura conceitual proposta pela CIF para análise crítica de estudos sobre desempenho funcional humano. |
DTO842 |
Prática Baseada em Evidências e Cuidado |
30 |
02 |
Apresentar e discutir o movimento da Prática Baseada em Evidências e seu conceito metodológico; aperfeiçoar o conhecimento relativo à busca da literatura em saúde e análise crítica da metodologia, resultado se conclusões dos estudos publicados a fim de capacitar o aluno a utilizar adequadamente as evidências no cuidado como embasamento para sua prática. |
DTO843 |
Funcionalidade: Métodos e Instrumentos de Avaliação |
45 |
03 |
Aspectos metodológicos da avalição funcional em diversos contextos, idades e populações. Avaliação crítica, baseada em evidências e na utilidade clínica, dos métodos e instrumentos de avaliação utilizados em contexto científico e clínico de reabilitação. |
DTO844 |
Tecnologia Assistiva e Participação |
45 |
03 |
As tecnologias assistivas (TAs) como um aspecto essencial do componente dos Fatores Ambientais da Classificação Internacional de Funcionamento, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial de Saúde. Definição dos Fatores Ambientais da CIF. Papel das TAs na funcionalidade das pessoas com diferentes condições de saúde nos diferentes contextos de participação. Avaliação e seleção de TAs e sua relação com os objetivos do indivíduo, experiências passadas com o uso de tecnologias e outros apoios e predisposição para usar o AT, bem como suportes alternativos ou adicionais. |
DTO845 |
Raciocínio Clínico e estratégias de intervenção |
30 |
02 |
Raciocínio clínico, processos de elaboração e condução da prática, tomada de decisão. Modelos que norteiam e fornecem estrutura para o raciocínio clinico. Tipos de raciocínio clínico. Estudo de casos. |
DTO846 |
Modelos de Cuidado |
30 |
02 |
Esta disciplina visa discutir os principais modelos e abordagens de cuidado, com foco na ocupação e participação. Será feita análise crítica, com base em revisão da literatura atual, das principais abordagens e programas usados no cuidado de pessoas com dificuldades de participação e desempenho ocupacional. |
DTO847 |
Cidadania, políticas sociais e justiça ocupacional |
45 |
03 |
As oportunidades ocupacionais de sujeitos, comunidades e coletividades estão diretamente associadas a garantia do direito à cidadania, pelo acesso ou não às políticas sociais, gerando situações de injustiça ocupacional. Discussão das fragilidades do acesso à cidadania, às políticas sociais, e o papel do estado na redução das injustiças ocupacionais. Conteúdos: 1. Análises histórico-estruturais sobre cidadania e o papel do estado de bem-estar social; 2. Políticas sociais e tipos de proteção social. 3. Justiça ocupacional, cidadania e acesso às políticas sociais, e os exemplos de injustiça ocupacional: privação ocupacional e direitos ocupacionais. |
DTO848 |
Pressupostos e metodologias de intervenção no Campo Social |
45 |
03 |
As condições sociais afetam as ocupações humanas de indivíduos, comunidades e coletividades em situação de vulnerabilidade social. Nesta disciplina serão abordadas os pressupostos e metodologias de intervenção no campo social que estejam direcionados a impactar nas oportunidades ocupacionais humanas. Conteúdos abordados: 1. Terapia ocupacional social brasileira: pressupostos e metodologias de intervenção; 2. Justiça ocupacional: pressupostos e metodologias de intervenção; 3. Intervenções no campo social em contextos que afetam as oportunidades ocupacionais humanas. |
DTO849 |
Ocupação e diversidade cultural |
45 |
03 |
Discutir as ocupações a partir das diversidades culturais vinculadas a questão de gênero, raça, etnia, religião. |
DTO850 |
Ocupação humana, os processos de cuidado e as políticas públicas de saúde |
45 |
03 |
Processo de saúde e doença e serviços de saúde. Processo de saúde e doença, indivíduo e população. Determinação social de saúde. Desenvolvimento histórico das políticas de saúde no Brasil, reflexões sobre as influências micro e macrossociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais. Reforma Sanitária e a construção do Sistema Único de Saúde, seus princípios e regulamentação. Discute o conceito de saúde, o trabalho em saúde, os modelos tecno assistenciais em saúde e a atenção integral à saúde das populações. |
DTO851 |
Juventude e vulnerabilidade social |
45 |
03 |
Desenvolver uma compreensão sociológica da categoria juventude a partir de diversas correntes teóricas, com destaque para a problemática contemporânea da sociabilidade juvenil e sua interface com a vulnerabilidade social e a violência. Compreender as diferentes experiências da juventude especialmente no que tange às ocupações e atividades que envolvem o cotidiano dos jovens brasileiros. |
DTO852 |
Tópicos especiais em Estudos da Ocupação |
30 |
02 |
Esta disciplina tem como objetivo abordar temas relevantes e atuais relacionados ao estudo da ocupação. |
DTO853 |
Tópicos especiais em Estudos da Ocupação |
45 |
03 |
Esta disciplina tem como objetivo abordar temas relevantes e atuais relacionados ao estudo da ocupação. |