Estrutura Curricular

A estrutura curricular do CPGEO proporciona o desenvolvimento técnico-científico adequado às linhas de pesquisa além de garantir uma sólida formação didático-pedagógica e científica. É organizada de maneira a garantir oportunidade de aprendizagem ampla, incluindo conteúdos de formação da base científica (Metodologia da Pesquisa), formação pedagógica (Iniciação à Docência), bem como conhecimentos específicos relacionados à AC e às duas LP.

Conta com 17 disciplinas e a atividade de Trabalho de Conclusão de Mestrado distribuídas em três núcleos: Comum, Específico e Complementar. O Núcleo Comum é composto por disciplinas obrigatórias que tem como foco o estudo do método científico, da ética em pesquisa e do desfecho maior e foco do Curso, que é a Ocupação, Participação e Inclusão. O Núcleo Específico é composto pelas disciplinas optativas que possuem relações com as linhas de pesquisa do Curso, possibilitando ao discente aprofundar conhecimentos específicos em sua área de interesse. O Núcleo Complementar é composto pelas disciplinas 'Tópicos Especiais', que tem como objetivo a análise e aprofundamento de temas atuais e relevantes ao estudo da Ocupação, Participação e Inclusão, bem como a disciplina de 'Estágio em Docência' e a atividade 'Trabalho de Conclusão de Mestrado'. Estas disciplinas oferecem flexibilidade e o contato com as questões atuais e inovadoras de forma sistemática agregando valor à formação sobre a temática.

Adicionalmente, os alunos do CPGEO têm a oportunidade de cursar disciplinas ofertadas por outros PPGs, incrementando a formação transdisciplinar. O CPGEO considera a realização de atividades complementares, tais como participação em evento científico com apresentação de trabalho, participação em defesas de PPGs que tenham interface com a área de concentração do Curso e publicações, para integralização de créditos (no máximo 03 créditos) correspondentes as disciplinas do núcleo específico ou núcleo complementar.

O quadro abaixo resume as principais características das disciplinas ofertadas.

Disciplinas obrigatórias

Código da disciplina
Nome da disciplina
Carga
Horária
Créditos
Ementa
DTO837
Estudos da Ocupação, Participação e Inclusão
45
03
Apresentar os conceitos sobre estudos da ocupação que se relacionem com as duas linhas de pesquisa deste programa pós-graduação. Conceitos de ocupação e os fatores intrínsecos e extrínsecos no envolvimento do indivíduo em papéis ocupacionais. Conceitos de ocupação e as dimensões socioeconômica e relacional, os impactos nas oportunidades ocupacionais em diferentes contextos sócio culturais, econômicos e históricos. Relação entre ocupação, participação e inclusão.
DTO838
Metodologia da Pesquisa
60
04
Estudo do processo que caracteriza uma investigação científica. Discutem-se as características teórico-metodológicas para o desenvolvimento de pesquisas, bem como os tipos de investigação mais comuns na área da saúde e no campo social. Espera-se, por meio do conteúdo desta disciplina, que o aluno possa elaborar um trabalho científico com todos os seus componentes e ainda ser capaz de realizar uma leitura crítica de artigos científicos no que concerne aos seus aspectos metodológicos.
DTO839
Estágio em Docência
Observação: Disciplina obrigatória para mestrandos bolsistas, optativa para os demais alunos
60
04
Aspectos teóricos e práticos das técnicas de ensino sob orientação/tutoria docente. Preparação do discente voltado para planejamento de disciplinas de graduação e experiência com os processos pedagógicos de ensinoaprendizagem. Aulas teórico-práticas sobre temas da área de conhecimento.
DTO840
Seminários de Dissertação
30
02
Desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de construção de um tema e problema de pesquisa. Apresentação individual e discussão dos projetos de dissertação. Acompanhamento e socialização dos processos de investigação científica desenvolvidos no CPGEO e seus diferentes tipos de delineamentos.

Disciplinas optativas

Código da disciplina
Nome da disciplina
Carga
Horária
Créditos
Ementa
DTO841
Modelos de Funcionalidade
45
03
Analisar, em uma perspectiva histórica, os modelos teóricos utilizados para compreensão do conceito de funcionalidade. Discute criticamente o conceito de funcionalidade humana, de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), da Organização Mundial de Saúde. Utilização da estrutura conceitual proposta pela CIF para análise crítica de estudos sobre desempenho funcional humano.
DTO842
Prática Baseada em Evidências e Cuidado
30
02
Apresentar e discutir o movimento da Prática Baseada em Evidências e seu conceito metodológico; aperfeiçoar o conhecimento relativo à busca da literatura em saúde e análise crítica da metodologia, resultado se conclusões dos estudos publicados a fim de capacitar o aluno a utilizar adequadamente as evidências no cuidado como embasamento para sua prática.
DTO843
Funcionalidade: Métodos e Instrumentos de Avaliação
45
03
Aspectos metodológicos da avalição funcional em diversos contextos, idades e populações. Avaliação crítica, baseada em evidências e na utilidade clínica, dos métodos e instrumentos de avaliação utilizados em contexto científico e clínico de reabilitação.
DTO844
Tecnologia Assistiva e Participação
45
03
As tecnologias assistivas (TAs) como um aspecto essencial do componente dos Fatores Ambientais da Classificação Internacional de Funcionamento, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial de Saúde. Definição dos Fatores Ambientais da CIF. Papel das TAs na funcionalidade das pessoas com diferentes condições de saúde nos diferentes contextos de participação. Avaliação e seleção de TAs e sua relação com os objetivos do indivíduo, experiências passadas com o uso de tecnologias e outros apoios e predisposição para usar o AT, bem como suportes alternativos ou adicionais.
DTO845
Raciocínio Clínico e estratégias de intervenção
30
02
Raciocínio clínico, processos de elaboração e condução da prática, tomada de decisão. Modelos que norteiam e fornecem estrutura para o raciocínio clinico. Tipos de raciocínio clínico. Estudo de casos.
DTO846
Modelos de Cuidado
30
02
Esta disciplina visa discutir os principais modelos e abordagens de cuidado, com foco na ocupação e participação. Será feita análise crítica, com base em revisão da literatura atual, das principais abordagens e programas usados no cuidado de pessoas com dificuldades de participação e desempenho ocupacional.
DTO847
Cidadania, políticas sociais e justiça ocupacional
45
03
As oportunidades ocupacionais de sujeitos, comunidades e coletividades estão diretamente associadas a garantia do direito à cidadania, pelo acesso ou não às políticas sociais, gerando situações de injustiça ocupacional. Discussão das fragilidades do acesso à cidadania, às políticas sociais, e o papel do estado na redução das injustiças ocupacionais. Conteúdos: 1. Análises histórico-estruturais sobre cidadania e o papel do estado de bem-estar social; 2. Políticas sociais e tipos de proteção social. 3. Justiça ocupacional, cidadania e acesso às políticas sociais, e os exemplos de injustiça ocupacional: privação ocupacional e direitos ocupacionais.
DTO848
Pressupostos e metodologias de intervenção no Campo Social
45
03
As condições sociais afetam as ocupações humanas de indivíduos, comunidades e coletividades em situação de vulnerabilidade social. Nesta disciplina serão abordadas os pressupostos e metodologias de intervenção no campo social que estejam direcionados a impactar nas oportunidades ocupacionais humanas. Conteúdos abordados: 1. Terapia ocupacional social brasileira: pressupostos e metodologias de intervenção; 2. Justiça ocupacional: pressupostos e metodologias de intervenção; 3. Intervenções no campo social em contextos que afetam as oportunidades ocupacionais humanas.
DTO849
Ocupação e diversidade cultural
45
03
Discutir as ocupações a partir das diversidades culturais vinculadas a questão de gênero, raça, etnia, religião.
DTO850
Ocupação humana, os processos de cuidado e as políticas públicas de saúde
45
03
Processo de saúde e doença e serviços de saúde. Processo de saúde e doença, indivíduo e população. Determinação social de saúde. Desenvolvimento histórico das políticas de saúde no Brasil, reflexões sobre as influências micro e macrossociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais. Reforma Sanitária e a construção do Sistema Único de Saúde, seus princípios e regulamentação. Discute o conceito de saúde, o trabalho em saúde, os modelos tecno assistenciais em saúde e a atenção integral à saúde das populações.
DTO851
Juventude e vulnerabilidade social
45
03
Desenvolver uma compreensão sociológica da categoria juventude a partir de diversas correntes teóricas, com destaque para a problemática contemporânea da sociabilidade juvenil e sua interface com a vulnerabilidade social e a violência. Compreender as diferentes experiências da juventude especialmente no que tange às ocupações e atividades que envolvem o cotidiano dos jovens brasileiros.
DTO852
Tópicos especiais em Estudos da Ocupação
30
02
Esta disciplina tem como objetivo abordar temas relevantes e atuais relacionados ao estudo da ocupação.
DTO853
Tópicos especiais em Estudos da Ocupação
45
03
Esta disciplina tem como objetivo abordar temas relevantes e atuais relacionados ao estudo da ocupação.
EEFFTO - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 Campus - Pampulha - Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901
© 2024 - Estudos da Ocupação

Contato

(31) 3409-4779
cpgeo@eeffto.ufmg.br

Redes sociais
Instagram Estudos de ocupacao Facebook Estudos de Ocupação