Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Ocupação, Participação e Inclusão

Aborda temas/conteúdos relacionados ao estudo da Ocupação como objeto principal de investigação, utilizando a metodologia científica e visando à aplicação na análise da participação das pessoas em situações de vida no que tange às tendências e perspectivas da inclusão social.

Linha de Pesquisa Ocupação, Cuidado e Funcionalidade

Tem como propósito investigar a influência de fatores intrínsecos (inerentes ao próprio indivíduo) e extrínsecos (relacionados ao ambiente, especificamente, no que se refere a produtos e tecnologia) no envolvimento nos papéis ocupacionais. Além disso enfatiza a compreensão das estratégias de cuidado (avaliação e intervenção) para prevenção, promoção e recuperação da funcionalidade sob perspectivas transdisciplinares.

Esta linha de pesquisa estrutura-se em três eixos:

1- Perfil ocupacional e avaliação funcional

Este eixo visa acolher pesquisas relacionados à análise do perfil ocupacional de diferentes populações. A análise do perfil ocupacional inclui, de forma integrada, a avaliação dos diferentes domínios da funcionalidade, abrangendo fatores relacionados à pessoa e ao seu contexto. Pretende-se, desta forma, ampliar a compreensão do impacto de uma condição de saúde e/ou fatores ambientais na funcionalidade, proporcionando informações relevantes para o planejamento de intervenções de cuidado e elaboração de políticas públicas. Também são englobados neste eixo estudos voltados para a criação, tradução e/ou adaptação de testes e questionários para avaliação de diferentes domínios da funcionalidade.

2 - Tecnologia assistiva e participação

Trata-se de um eixo de pesquisa no qual estão reunidos projetos longitudinais e transversais relacionados ao estudo, desenvolvimento e aplicabilidade de tecnologias/dispositivos voltados para a melhoria da funcionalidade e participação dos indivíduos em diferentes contextos, levando em consideração os aspectos da satisfação do usuário com o dispositivo e os serviços prestados. Pretende-se, com esses projetos ampliar a compreensão do impacto de uma condição de saúde e/ou fatores ambientais na ocupação, proporcionando desta forma informações relevantes para o planejamento de estratégias de intervenções de reabilitação e elaboração de políticas públicas.

3 - Estratégias de cuidado

Este eixo de pesquisa abrange projetos longitudinais e transversais relacionados ao estudo, desenvolvimento e aplicabilidade de abordagens de cuidado para a melhoria da funcionalidade e participação dos indivíduos em diferentes contextos, levando em consideração os aspectos da satisfação do usuário e famílias/responsáveis com os serviços prestados. Pretende-se, com esses projetos, ampliar a compreensão do impacto das diferentes abordagens de cuidado na ocupação, proporcionando desta forma informações relevantes para o planejamento programas de intervenção e elaboração de políticas públicas. Busca ainda o desenvolvimento ou adaptação de abordagens de cuidado, adequadas à realidade brasileira.

Docentes vinculados

- Profa. Dra. Adriana de França Drummond
- Profa. Dra. Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
- Profa. Dra. Alessandra Cavalcanti de Albuquerque e Souza
- Profa. Dra. Ana Amélia Cardoso Rodrigues
- Profa. Dra. Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra
- Profa. Dra. Fabiane Ribeiro Ferreira
- Profa. Dra. Iza de Faria-Fortini
- Profa. Dra. Ligia de Loiola Cisneros
- Profa. Dra. Lívia de Castro Magalhães
- Prof. Dr. Rafael Coelho Magalhães

Linha de Pesquisa Ocupação, Políticas Públicas e Inclusão Social

Tem como objetivos:

(1) compreender os papéis ocupacionais a partir das dimensões socioeconômica e relacional, analisando como os aspectos sociais impactam nas oportunidades ocupacionais e na construção da cidadania de diferentes grupos populacionais (sejam vinculados à questão de gênero, raça, estigma, cultura, entre outros);
(2) investigar condições de risco e de proteção, sobre bem-estar e a participação; bem como analisar a implementação das Políticas Sociais;
(3) compreender as estratégias de inclusão social e como o estado, por meio das políticas públicas, atende as necessidades e as demandas que tangenciam as vivências ocupacionais (trabalho, lazer, estudo, cultura, atividades domésticas e cotidianas).

Esta linha de pesquisa estrutura-se em dois eixos:

1- Políticas sociais, direitos ocupacionais, desigualdade e inclusão social. Este eixo está voltado para o estudo, análise e desenvolvimento de programas voltados para as políticas sociais. Busca avançar na análise da compreensão e efetivação das políticas públicas (de saúde, educacionais, sociais, trabalhistas, previdenciárias, etc.) com objetivo de ampliar as oportunidades de inclusão social e garantia de direitos. Adicionalmente, visa compreender como as políticas sociais podem minimizar estas problemáticas no sentido de viabilizar o acesso a bens e serviços e a formas de sociabilidade pautadas na ampliação dos direitos humanos.

2- Políticas públicas de saúde, modelos de atenção à saúde e inclusão social Este eixo está voltado para o estudo das ocupações humanas que são afetadas pelos processos de saúde e adoecimento, que por sua vez, se relacionam intrinsecamente com o desenvolvimento dos modelos de atenção à saúde e a implantação das políticas públicas de saúde.

Docentes vinculados

- Profa. Dra. Adriana de França Drummond
- Profa. Dra. Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
- Profa. Dra. Andrea Ruzzi Pereira
- Prof. Dr. Bruno Souza Bechara Maxta
- Profa. Dra. Cristiane Miryam Drumond de Brito
- Profa. Dra. Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra
- Profa. Dra. Luciana Assis Costa

EEFFTO - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 Campus - Pampulha - Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901
© 2024 - Estudos da Ocupação

Contato

(31) 3409-4779
cpgeo@eeffto.ufmg.br

Redes sociais
Instagram Estudos de ocupacao Facebook Estudos de Ocupação